Make your own free website on Tripod.com

 

 

 

O Tabernáculo no Deserto

 

 

è O PAI NOS FALA NA LINGUAGEM SIMBÓLICA QUE , AO MESMO TEMPO ENCOBRE E REVELA AS VERDADES ESPIRITUAIS QUE DEVEMOS ENTENDER , ANTES DE VOLTARMOS A ELE.

è O TABERNÁCULO NO DESERTO FOI DADO PARA QUE PUDESSEM ENCONTRAR DEUS QUANDO SE QUALIFICASSEM PELO SERVIÇO E TIVESSEM SUBJUGADO A NATUREZA INFERIOR PELO "EU SUPERIOR"

è SUA LOCALIZAÇÃO ESTAVA RELACIONADA AOS PONTOS CARDEAIS , E FOI COLOCADA NA DIREÇÃO LESTE PARA OESTE. ( O CAMINHO DA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL )

è A NATUREZA AMBULANTE DO TABERNÁCULO NO DESERTO É A REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DA NATUREZA MIGRATÓRIA DA HUMANIDADE , UM ETERNO PEREGRINO , PASSANDO SEMPRE DO LIMITE DO TEMPO PARA A ETERNIDADE , PARA VOLTAR NOVAMENTE.

è SOB A APARÊNCIA MATERIAL E TERRENA , ESTAVA ESQUEMATIZADA UMA REPRESENTAÇÃO DE FATOS CELESTIAIS E ESPIRITUAIS QUE CONTINHAM INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS À INICIAÇÃO.

è ANTES QUE O SÍMBOLO DO TABERNÁCULO NO DESERTO POSSA REALMENTE NOS AJUDAR , DEVEMOS TRANSFERI-LO DO ESPAÇO DO DESERTO PARA O LAR EM NOSSO CORAÇÃO. ASSIM TEREMOS ALCANÇADO O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA ESPIRITUALIDADE.

è NÃO É O CRISTO EXTERNO QUE NOS SALVA , MAS O CRISTO-INTERNO.

 

 

O MOBILIÁRIO DO TABERNÁCULO NO DESERTO

 

è ALTAR DE SACRIFÍCIOS : O ASPIRANTE OFERECIA UM ANIMAL VALIOSO COMO OFERENDA PELAS FALTAS COMETIDAS. ATUALMENTE O ASPIRANTE À VIDA SUPERIOR SE OFERECE A SÍ MESMO EM SACRIFÍCIO , SENDO ELE PRÓPRIO A OFERENDA. NESSE ALTAR , QUEM É SACRIFICADO É O "EU INFERIOR" , E JÁ NÃO MAIS UM ANIMAL. ESTE ALTAR ERA FEITO DE BRONZE , UM METAL NÃO ENCONTRADO NA NATUREZA EM SEU ESTADO NATURAL , POIS ELE É CONSEGUIDO A PARTIR DA COMBINAÇÃO DE COBRE E ZINCO. ISTO REPRESENTA QUE O PECADO NÃO ESTAVA PREVISTO NO PROCESSO EVOLUTIVO. A PALAVRA CHAVE DO ALTAR DO SACRIFÍCIO É JUSTIFICAÇÃO

 

è LAVABO DE BRONZE : ENORME RECIPIENTE CHEIO DE ÁGUA. ERA EXIGIDO DOS SACERDOTES QUE LAVASSEM AS MÃOS E OS PÉS ANTES DE ADENTRAR NOS RECINTOS SAGRADOS DO TABERNÁCULO. EM VOLTA DO LAVABO ESTAVAM DESENHADOS OS DOZE SIGNOS DO ZODÍACO. A PALAVRA CHAVE DO LAVABO DE BRONZE É ;

 CONSAGRAÇÃO.

 

è CANDELABRO DE SETE BRACOS. : AO SACERDOTE ERA EXIGIDO NÃO PERMITIR NUNCA , QUE NENHUMA LAMPARINA SE APAGASSE DO CANDELABRO. TODOS OS DIAS O SACERDOTE EXAMINAVA UMA A UMA AS LAMPARINAS , LIMPAVA-AS E AS ABASTECIA COM AZEITE. ( ÊXODO 25 : 31 A 40 ) .

OS TRÊS PRIMEIROS SEMI-CIRCULOS REPRESENTAM OS JÁ PASSADOS PERÍODOS DE SATURNO , SOLAR E LUNAR, A HASTE CENTRAL SIMBOLIZA O ATUAL PERÍODO TERRESTRE E A LUZ QUE PRECEDIA DO CANDELABRO DEVEMOS DESENVOLVER DENTRO DE NÓS . ( DOURADO MANTO NUPCIAL ).

è OS PÃES DA PROPOSIÇÃO : DUAS PILHAS DE PÃES , CADA UMA COM SEIS PÃES. REPRESENTAVAM AS OPORTUNIDADES PARA CRESCIMENTO DA ALMA , ATRAVÉS DOS DOZE DEPARTAMENTOS DA VIDA , REPRESENTADAS PELAS DOZE CASAS DO HORÓSCOPO , SOB SOBERANIA DAS SAGRADAS DOZE HIERARQUIAS DIVINAS DO ZODÍACO ( ^ _ ` a b c d e f g h i )

è O ALTAR E INCENSO : O INCENSO QUEIMADO ( DOCE AROMA AO SENHOR ) , REPRESENTA AS AÇÕES VIRTUOSAS DE NOSSAS VIDAS; O SERVIÇO AMOROSO E DESINTERESSADO PARA COM OS OUTROS. ESTE ALTAR DE INCENSO ERA FEITO DE ACÁCIA ( ÊXODO 30: 01 A 06 ) , NÃO PODENDO SER ESTRANHO AO RECOMENDADO E NEM MESMO SER UTILIZADO PARA OUTROS PROPÓSITOS ( ÊXODO 30 : 07 A 10 ) .

è A ARCA DA ALIANÇA , QUE CONTINHA EM SEU INTERIOR :

O POTE DE OURO DO MANÁ

MANÁ = ESPÍRITO HUMANO /// POTE DE OURO = AURA DOURADA DO CORPO ALMA .

A VARA DE ARÃO

A DIVINA FORÇA CRIADORA .

AS TÁBUAS DA LEI

EMANCIPAÇÃO DE TODA INTERFERÊNCIA EXTERNA.

 

 

DESTE MODO , O SÍMBOLO DO DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL , QUE É O NOSSO MAIS ELEVADO IDEAL NOS DIAS DE HOJE , JÁ ESTAVA DELINEADO NO ANTIGO TEMPLO DE MISTÉRIOS.

PAULO EM SUA CARTA AOS HEBREUS ( 8:05 ) , NOS FALA DO TABERNÁCULO COMO "....SOMBRA DAS COISAS CELESTIAIS ...."

 

 

HOME

ASTROLOGIA

MAPA DO SITE