Make your own free website on Tripod.com

 

MÚSICA A LINGUAGEM UNIVERSAL

"A música pode nobres sugestões conceder,

Pode inflamar o amor e a fúria produzir,

Com eloqüência inusitada pode comover,

Com secreta arte pode todo o homem dirigir ".

A música tem o poder de falar a todos os seres humanos de uma maneira que está totalmente além das outras artes. É a influência mais potente que o homem conhece para influir na humanidade.

Somente quando procuramos além das cenas do visível e percebemos que o homem é um ser composto de espírito, alma e corpo, é que estamos capacitados a compreender por que somos afetados de maneira diferente pelas três artes: escultura, pintura e música, mas mais poderosamente ainda pela arte do som.

Ao mesmo tempo que o homem vive uma vida exterior no mundo da forma, ele vive também uma vida interior, que é de suma importância para ele, uma vida onde seus sentimentos, pensamentos e emoções criam diante de sua "visão interna" quadros e cenas que estão sempre mudando e quanto mais plena for esta vida interior, menos o homem precisará procurar companhia fora de si mesmo.

Se analisarmos esta vida interior veremos que ela é dupla:

1 - A Vida da Alma, que lida com os sentimentos e emoções;

2 - A atividade do Ego, que dirige todas as ações pelo pensamento.

Assim como o mundo material é a base de suprimento de onde os materiais para o nosso corpo denso foram tirados (e é preeminentemente o mundo da forma), existe também um mundo da alma, chamado Mundo do Desejo, que é uma base de onde as vestes sutis do Ego foram extraídas. Este mundo é, particularmente, o mundo da cor.

O ainda mais sutil Mundo do Pensamento é o lar do Espírito Humano, o Ego, e o reino do som. Portanto, a música exerce a maior poder sobre o homem. Nesta vida terrestre nós estamos exilados de nosso lar celestial e, freqüentemente, esquecemos de herança Divina quando estamos submersos em atividades materiais, mas então ouvimos música e sentimos o flagrante odor carregado de memórias inexprimíveis. Como um eco vindo do lar, ela faz-nos lembrar aquela terra esquecida, possamos olvidar tais idéias em nossa mente material, o Ego conhece cada nota abençoada como uma mensagem vinda da terra natal e alegra-se nisso.

Assim, a música torna-se para nós a linguagem direta de comunicação com o mundo mental ou arquetípico, onde o Espírito, livre da forma limitadora, funciona em uma esfera que é toda sua. Dos reinos sublimes do espírito filtram-se árias de melodias celestes que atingem níveis mais densos da terra. Músicos testemunharam Ter ouvido, em momentos de inspiração, composições inteiras de perfeição completa. A eles cabe a tarefa de dar expressão a essas composições e apresentá-las aos seres presos ao tempo; desta maneira eles "constróem pontes a partir da terra dos sonhos" e unindo, por esse meio, o intervalo entre o mundo do som e o da forma.

Da mesma maneira que a música tem sido um dos principais elementos do Cristianismo, a música do futuro promulgará uma nova ordem. A medida que o homem aprender a contatar as vibrações Aquarianas que desenvolvem o humanitarismo, sua música soará em uma nota crescente de unidade e harmonia que ajudará a elevar a consciência da humanidade para a consciência da fraternidade universal. Possuirá uma força que ajudará diretamente a despertar as faculdades espirituais do homem! Uma nova música para uma Nova Era! Uma música sublime proclamando os princípios iguais aos de Cristo que vão ser a base para a nova ordem!

Você gostaria de saber mais sobre a Filosofia Rosacruz, de onde foi tirado o que foi dito acima, de maneira que possa dirigir sua vida de acordo com os princípios que são as bases das condições vindouras?


 

HOME

TEMAS ROSACRUZES

MAPA DO SITE